segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DANÇA E QUALIDADE DE VIDA.

Quando falamos em dança, nos vem logo a cabeça algumas associações: diversão, brincadeira, festa, alegria, amigos. E se eu te disser que podemos ter tudo isso e mais todos os benefícios que a atividade física regular e orientada pode nos trazer? Ótima ideia não?
            Uma boa aula de dança, quando bem planejada, pode ajudar o participante a desenvolver as habilidades motoras básicas, treiná-las ou aperfeiçoá-las, mesmo aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de desenvolvê-las no período correto, a primeira infância, talvez devido a deficiência ou mesmo ausência das aulas de educação física escolar neste período importante do desenvolvimento humano.

            Correr, saltar, equilibrar, rolar, noção de direção (frente, diagonal, etc.), noção espaço-temporal, ritmo, lateralidade (esquerda, direita), etc., são algumas capacidades desenvolvidas durante uma aula de dança, que, quando juntas formam a COORDENAÇÃO MOTORA. Não vou dar um conceito de gaveta para vocês, pois não faz meu estilo, vou explicar. Quem faz aula comigo vai entender direitinho, faz sentido. Ter uma boa coordenação motora é conseguir juntar todas aquelas capacidade que citei antes e usar da forma que você quiser na hora que você quiser ou como o momento exigir: Ex: usar braços em um passo de mambo dentro do ritmo da música!!!! Uau!!! Agora ficou fácil entender?
            Agora vêm os benefícios cardiovasculares e estéticos, gostaram hein? Por se tratar de um trabalho aeróbico, intervalado, ocorre um maior estímulo cardiovascular, o que fortalece mais o seu coração do que o trabalho aeróbico normal, aquele bemmmm chato na esteira ou na bicicleta ergométrica, ei, ei divertido é o free-runner hein? Super!!! Ah sim, estes equipamentos tem a opção de treino intervalado...tente fazer e veja como é gostoso! Outra consideração sobre o trabalho aeróbico intervalado é o gasto acentuado de calorias e o aumento do metabolismo basal, que permanece mesmo depois da aula durante pelo menos 30 minutos! Quer emagrecer dançando? Acho mais divertido.
            Vamos ousar um pouco mais...e se eu disser que dançar pode ajudar a manter seu cérebro e sistema nervoso vivos e saudáveis por mais tempo?  SIM!!!!! Hoje em dia já existem estudos que comprovam que as células cerebrais podem regenerar pequenos danos, e que o cérebro é capaz de produzir novas células a partir de células tronco contidas na região do giro dentado. Um dos principais estímulos à transformação das células tronco em nervosas é o exercício físico, principalmente o aeróbico, que induz a produção de certas enzimas e proteínas ativadoras das células tronco que migram em seguida para as regiões danificadas. Tudo isso é descoberta muito nova.

            Somem a incremento das células tronco o fato já amplamente pesquisado e conhecido a sinaptogênese, que é a formação de novas “pontes” de comunicação entre os neurônios, os “bracinhos” que os neurônios estendem de uns para os outros para se comunicar. Antes se pensava que isto só acontecia até certa idade, mais ou menos até o final da adolescência, contudo pesquisas indicam que ela ocorre em todas as idades, porém em menor escala. Adivinha o que estimula a sinaptogênese? Atividade cerebral principalmente a cognitiva, isto é, aprender coisas novas sempre. O que pode ser melhor para isto do que coreografias de dança, desafiadoras, porém possíveis, nada muito sofisticado, na medida?
Quem estiver interessado em conhecer minhas aulas de dança, tenho uma turma própria na academia Plataforma Fitness - Rua Professor Francisco Oliveira Porto, 550, Jardim Luna, João Pessoa - PB, 58033-390 (83) 3224-5046, clique no link e veja o mapa. Segundas quartas e sextas às 07h30min da manhã, gente os alunos são um show à parte, um barato, vale à pena experimentar, a primeira aula é gratuita. Para saber mais sobre a aula clique no link: http://www.cristhofenes.blogspot.com.br/2013/08/turma-de-danca-e-alongamento.html    Aguardo a honra de receber você!