quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Body for life


          Como prometi anteriormente, publicarei agora os resultados de um trabalho de minha autoria com orientação da Profª Drª Socorro Cirilo, apresentado no congresso internacional da FIEP em Foz do Iguaçu, 2007. Acredito que irá interessar principalmente aos alunos que treinaram em uma grande academia da cidade, no tempo em que esta ainda tratava os alunos como gente e não como números geradores de dinheiro(qual o seu código por favor?).
          Naquela época o Prof. Ronaldo formou uma turma de alunos e implementou, em grupo, o treinamento “body for life”, preconizado por Phillips & D´Orso que foi amplamente utilizado em todo o Brasil, virando uma verdadeira febre. Gostaria de contar agora, aquilo que não pude relatar no trabalho: a determinação, competência e entusiasmo com os quais o professor Ronaldo conduzia a turma. Pessoal!           
Imagine um monte de gente acordando 4h da madrugada para correr e malhar pesado! Só um profissional muito bom para conseguir tal façanha. Na época eu brincava com ele e os alunos: “vocês são uns psicopatas, kkk”. Lindo! Dá gosto lembrar, movimentava toda a academia que começava a agonizar nas mãos da incompetência e da ganância de outros, depois nosso querido professor com toda a dignidade que lhe é peculiar, pediu demissão, para alçar outros objetivos.
Outros tempos! Aula é arte! Ronaldo foi artista! Bom para os queridos “psicopatas” daquela época que agora podem ver cientificamente, o resultado daquele treino espetacular. Tive acesso às avaliações de todos os participantes, nossa! Mais ou menos 200 no total, porém, viáveis para a pesquisa apenas 33. Muita saudade de todos vocês. Professor Cris.

RESUMO

ROLIM, Cristhofenes Lucena. ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS APÓS A APLICAÇÃO DO TREINAMENTO “BODY FOR LIFE” EM USUÁRIOS DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA.
O objetivo do presente trabalho é analisar as resultados obtidos na alteração da composição corporal de alunos de uma academia de ginástica submetidos ao treinamento específico “body for life”, preconizado por Phillips & D´Orso, que foi adotado por esta academia com o intuito de melhoria de marketing, prometendo perda de gordura e aumento de massa muscular, isto é, resultados apenas estéticos, porém sabe-se que por traz dessa melhoria estética pode ocorrer mudanças também na qualidade de vida dos praticantes, através da prevenção de uma série de doenças associadas ao excesso de peso. A metodologia decorre de um estudo concorrente de significância estatística. A amostra constou de 33 indivíduos, sendo 20 do gênero feminino e 13 do masculino, média de idade 24,79 ± 32,78, usuários da Pros**bu*o Academia, da região leste, da cidade de João Pessoa. Os dados foram coletados nas fichas das avaliações físicas, em que foram recolhidas informações sobre peso, percentual de gordura, IMC, gordura corporal e massa magra. O plano analítico utilizou o banco de dados do programa estatístico SPSS, com estatística descritiva de média, desvio padrão e erro padrão, valores máximo e mínimo das avaliações em cada variável, antes e depois do treinamento específico, em seguida foi aplicado o teste “T” de Student para dados emparelhados e o coeficiente de correlação de Pearson para manipulação de variáveis de corte 0,007 para classificação moderada com nível de confiança de 5%. Os resultados encontrados verificaram que há diferença entre pré e pós-teste no treinamento “body for life” em usuários de academias durante o período de três meses. Conclusão: o programa demonstrou ser adequado na mudança da composição corporal dos participantes, causando um aumento de massa muscular, redução de gordura corporal e massa corporal, sugere-se ainda a utilização de uma dieta especifica para maximizar os resultados, visto que este procedimento foi facultativo aos participantes, e poucos adotaram o mesmo.
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento; Composição; Alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário