Determinados tipos de alimentos que podem aumentar a queima de calorias pelo organismo são chamados “termogênicos”, literalmente: geram calor. Contribuindo assim de forma substancial para o incremento de gasto metabólico (queima de calorias). Os alimentos considerados termogênicos atualmente conhecidos e amplamente estudados são os seguintes:





Recentemente muito tem se falado em óleo de coco virgem que contém os princípios ativos ácido láurico e monolauril, os quais, em recentes pesquisas demonstraram favorecer a redução de circunferência abdominal. Entretanto, convém ressaltar que os mecanismos envolvidos neste resultado não estão totalmente esclarecidos, convém cautela no momento.
Podemos perceber que a ingestão de determinados tipos de alimentos, podem ajudar no aumento do metabolismo basal e consequentemente auxiliar na perda de gordura corporal. Precisamos entender, entretanto, que sem uma dieta balanceada e atividade física bem orientada, este objetivo não será atingido o que pode gerar ansiedade e levar o indivíduo a buscar auxílio nos suplementos termogênicos como fórmula milagrosa de emagrecimento, aliás é exatamente isto que a indústria da suplementação tenta a todo custo nos fazer acreditar como verdade universal. NÃO SE ILUDA!!! Vamos agora entender como funcionam os suplementos termogênicos.
Concentrando-se os princípios ativos anteriormente citados, são criados os suplementos termogênicos que tem venda permitida no mercado brasileiro, pois são tratados pela nossa legislação como fitoterápicos. Correto! Podem realmente ajudar, lembrem-se das considerações: dieta e exercício. Tenho uma ressalva a fazer sobre a cafeína, que pode causar, em pessoas mais sensíveis a substância, aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, insônia, mal-estar generalizado.
Nos suplementos termogênicos importados pode ocorrer a adição de algum tipo de anfetamina, que causam redução do apetite, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão sanguínea, sudorese, insônia, paranoia, dependência física. Deste modo muitos tem sua importação e venda proibida, mas entram no Brasil via contrabando. Leia bem o rótulo da embalagem, e não confiem em vendedores inescrupulosos, pesquise nomes e marcas. Como profissional da área da saúde indico a velha fórmula do bom senso: causou desconforto? É proibido? Faz mal à saúde? NÃO TOME!!! Nada justifica prejudicar sua saúde, nada justifica desequilibrar sua vida. Ainda tem dúvidas? Informe-se mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário